Pesquisadores do King’s College London e da University College London, no Reino Unido, anunciaram a descoberta de um novo método que permite medir o nível do hormônio cortisol no organismo a partir de amostras de cera do ouvido. Para isso, foi criado um aparelho específico para a tarefa, que foi testado em 37 participantes do estudo, com resultados positivos.
+Os 10 filmes mais vistos na Netflix brasileira em outubro
+Robô “passa pano” da Samsung chega ao Brasil
+Influenciador Daniel Dimilly Faz Sucesso Nas Redes Sociais
Produzido pela parte superior das glândulas suprarrenais, o cortisol é um hormônio que ajuda a organismo a controlar o estresse, além de ser atuar no combate a inflamações e contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico.
A ideia do trabalho surgiu a partir da cera produzida pelas abelhas, que é conhecida pela sua capacidade bactericida. Qualidade também presente na cera de ouvido e que levou os cientistas iniciarem as suas pesquisas. De acordo com os pesquisadores, o novo método vai permitir o monitoramento do nível de cortisol sem a necessidade de supervisão médica, facilitando os diagnósticos feitos à distância.
Ainda segundo eles, o mesmo método poderia ser empregado para medir os níveis glicêmicos ou identificar a contaminação pelo Covid-19. Apesar do sucesso do programa piloto, novos testes serão necessários antes da criação de um produto comercial.